Gerenciamento com foco na Qualidade


Uma empresa interessada em produzir qualidade dever realizar esforços no sentido de conhecer a percepção do controle de qualidade como uma responsabilidade de todos os trabalhadores da empresa introduz uma dimensão cultural e organizacional ao conceito de qualidade.
O controle de qualidade tem que ser entendido como uma nova forma de gestão, que exige mudanças de atitudes e comportamento de toda a organização: da alta gerência ao trabalhador de chão de fábrica.
A qualidade incorpora a idéia de satisfazer, e mesmo, exceder às expectativas dos clientes. Atender às expectativas vai requerer da empresa estar sempre adiante das necessidades dos clientes, e para tal deve estar empenhado na melhoria contínua de produtos e processos.
A preocupação em atender às necessidades do cliente constituiu princípio básico. Esse princípio origina-se no pressuposto de que, em tempos de intensa competitividade, o sucesso a longo prazo e a conseqüente possibilidade de sobrevivência de uma organização depende da sua capacidade de satisfazer necessidades e expectativas de seus clientes. Para tal, é necessário que a empresa como um todo seja organizada e se estruture em torno do objetivo de atender ao cliente.
O outro fator importante é a percepção da organização como uma série de processos e atividades interligadas. Uma empresa é um processo que contém vários processos, de manufatura e/ou serviços.
A Qualidade de um produto ou serviços só é aferida da perspectiva do cliente, quando ele tem suas expectativas atendidas ou superadas em relação ao produto, é a total conformidade com os requerimentos dos clientes. Que embora ele não saiba definir o que é, sabe-se o que não é.
No âmbito interno o que as empresas possuem não é qualidade, mas sim adequação do desempenho as exigências, com base numa gestão direcionada para a excelência no acesso as informações, no desenvolvimento de tecnologia, no relacionamento com fornecedores e na criação de “idéias” de qualidade.

[editar] Os dez mandamentos da Gestão de Qualidade

  1. Total satisfação do cliente
  2. Foco em pessoas
  3. Ter propósitos claros
  4. Promover o engajamento e a participação de todos
  5. Zelar pelo aperfeiçoamento continuo
  6. Gerenciar processos
  7. Promover o empowerment
  8. Garantir a qualidade
  9. Disseminar informação
  10. Não aceitar reincidências de erros

[editar] Os dez principais obstáculos á abordagem da Qualidade

  1. Comprometimento insuficiente da alta direção
  2. Criar expectativas irreais, ou confiar demais em ferramentas e técnicas
  3. Focalizar o cliente errado, ficar distante dos clientes ou enclausurar-se no castelo
  4. Criar prioridades laterais (concorrentes ou conflitantes)
  5. Definir método de medição medíocre, ou não definir indicadores de desempenho
  6. Fazer planos pré-forma, o fazer e depois ver
  7. Não fazer comparações com referencia externa
  8. Não estabelecer uma estimativa de aferição da liderança ou não estabelecer objetivo vinculado
  9. Centralizar no maximo, creditar para si o bônus e distribuir o ônus
  10. Deixar-se minar pela resistência

[editar] Referências Bibliográficas

  • Turchi, Lenita Maria. Qualidade Total: Afinal, de que Estamos Falando?. IPEA . 1997

  Este artigo é um esboço sobre Administração. Você pode ajudar o SAPO Saber expandindo-o.


http://saber.sapo.mz/wiki/Gerenciamento_com_foco_na_Qualidade

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